Visitas à pagina

segunda-feira, 13 de maio de 2013

SIMPATIA: A ARTE DE LIDAR E CONQUISTAR PESSOAS


COMPORTAMENTO

DANIELA MANZANI
FOTOS: MILTON FLÁVIO

Revista Ala Vip Magazine, ed. 118, 

Quem é que não gosta de ser sempre incluído nos passeios com amigos, de levar um papo agradável, ou de ser bem atendido por alguém?
A simpatia é uma grande ferramenta que uni as pessoas, responsável por construir boas relações e de perdurar amizades e relacionamentos afetivos. Porém, nascer ou desenvolver essa facilidade de sorrir e de ser agradável com as pessoas é um atributo que nem todos possuem. Mas afinal, a que se deve essa questão de ser ou não um seu humano alto-astral?
Segundo o psicólogo cognitivo-comportamental Alexandre Caprio, de São José do Rio Preto, por mais que essa qualidade pareça simples, é bem mais complexa do que imaginamos. Depende de inúmeros de fatores da personalidade, mas o primordial é gostar de conviver em grupo. Pessoas que preferem o isolamento social que trabalham e vivem sozinhas, raramente são tidas como simpáticas. O Transtorno de Personalidade Esquizóide e a Fobia Social, que causam retraimento e isolamento social, podem criar um rótulo negativo perante familiares e amigos. Caprio destaca que não se nasce simpático, mas todos possuem uma carga genética que dependeu da forma como nossos antepassados conduziram suas vidas. Se desenvolveram transtornos e problemas de saúde derivados de emoções instáveis, como hipertensão arterial, depressão e ansiedade, estes poderão ser transferidos para nosso mapa genético. Mas isso não significa, necessariamente, que eclodirão em nossa personalidade. Serão gatilhos prontos para serem disparados, mas precisarão de elementos que o façam. Influências familiares, sociais e ambientais poderão servir como disparadores, ou simplesmente anular o fator genético. Se viemos de uma família de pessoas introvertidas e com tendência ao isolamento, podemos aprender que aquele é o jeito certo de viver a vida. Se nossos pais são desconfiados e nos ensinam a evitar as pessoas, podemos criar uma impressão negativa em relação aos outros, que poderá ser devolvida na mesma moeda. Portanto, o nascimento da simpatia ou antipatia depende da interpretação que cada um faz da vida, de si mesmo e do mundo que o cerca.

Ainda segundo o especialista, independente de nossos conceitos, existe o fato do homem ser um ser dualista, ou seja, depende do outro para existir desde o momento do seu nascimento. Um bebê não sobrevive sem a mãe, ao contrário de muitas outras espécies. Todas as nossas características são criadas pelo e para nosso processo de interação. Sem interação, sem convívio, não somos ninguém. Por isso, gostar de pessoas – e ser querido por elas, gera grandes vantagens sociais, profissionais e também afetivas. “A simpatia só pode ser desenvolvida de dentro para fora. Ela vem de nossos conceitos mais profundos, de nossas crenças. Precisamos aprender que nós só existimos pelos outros e para os outros. Que um cliente não é um problema, mas sim a causa da nossa existência, a razão de estarmos ali. Precisamos perceber que as pessoas precisam ser diferentes e também discordar das coisas que pensamos e falamos. Só assim poderemos ser únicos, especiais e oferecer uma experiência singular a nossos amigos e familiares”, explica o profissional.

Conhecido e sempre muito elogiado por sua simpatia, Leandro Gomes da Silva, 24 anos, garçom do restaurante Mirai diz que adora ver as pessoas sorrirem. “Fazer amizades e ver as pessoas contentes são coisas que dinheiro nenhum paga. Certa vez, um pai me disse que eu fiz suas filhas sorrirem, e aquilo me emocionou”. Leandro destaca que o segredo da felicidade está em gostar do que faz. “Acho que quem faz o que gosta, faz bem feito e é feliz. E eu amo atender as pessoas”, define.


O garçon Leandro Gomes da Silva


Renato de Almeida Faria, mais conhecido como Renato “Colorido”, é uma figura popularmente querida por sua simpatia. Esse apelido de “Colorido” se tornou peculiar, segundo ele, porque sua mãe tinha uma loja e uma sorveteria e tudo que havia de colorido chamava-lhe muito à atenção ao ponto de querê-las para si. Foi assim que um representante comercial que os visitava com freqüência, resolveu apelidá-lo de “Colorido”. Atualmente “Colorido” cuida de todos os projetos relacionados à venda de varejo das marcas Acostamento e Vicinal. Segundo ele, a empatia é uma característica muito positiva para algumas pessoas que as têm dentro de seu temperamento, porque facilita o relacionamento entre as pessoas, possibilitando um crescimento tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. 

Renato de Almeida Faria


Renato ainda destaca que sempre está aberto a conhecer novas pessoas e, posteriormente, procura selecioná-las no decorrer do relacionamento, por meio do tempo. “Timidez é uma palavra que não faz parte do meu vocabulário. Procuro sempre ser simpático e objetivo. Ser agradável é uma questão de educação que vem de berço. E isso para mim é natural, faz parte dos valores éticos de uma pessoa. As pessoas que têm o dom de se relacionar com outras certamente são mais felizes”, diz.


A empresária Roseli Correa Perezi


Para a empresária Roseli Correa Perezi, da loja Colcci, do Rio Preto Shopping Center, lidar com as pessoas e ser simpático nada mais é que uma facilidade que uns têm, outros não. Para ela, em sua profissão, que requer contato direto com as pessoas todos os dias, é algo satisfatório. “Por meio de minha profissão, conheço muitas pessoas e acho isso muito prazeroso, pois faço amizades todos os dias. Esse contato nos presenteia com novos amigos sempre. Acho que as pessoas mais tímidas possuem dificuldade em se relacionar mas, eu, tento saber lidar com todos os tipos de pessoas; adoro receber e conhecê-las, desde as mais desinibidas até as reservadas”, conta.


Leia a revista na íntegra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário