Visitas à pagina

domingo, 8 de abril de 2012

CURSO ENSINA CANDIDATO A SE APRESENTAR AO ELEITOR

Fonte: notícia divulgada no Jornal Diário da Região, tiragem de 08/04/2012, jornalista Rodrigo Lima, sobre curso ministrado por Alexandre Caprio, tema "Postura do candidato rumo às urnas", no Diretório Nacional do PRP-Partido Republicano Progressista, em São José do Rio Preto/SP.http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Politica/89650,,Curso+ensina+candidato+a+se+apresentar+ao+eleitor.aspx


Política
› Arma na hora do voto
São José do Rio Preto, 8 de Abril, 2012 - 1:50
Curso ensina candidato a se apresentar ao eleitor

Rodrigo Lima



Divulgação
Psicólogo Alexandre Caprio dá curso de postura e higiene a candidatos do PRP
Na preparação de pré-candidatos a vereador para eleição de outubro os partidos estão ensinando a seus possíveis representantes na Câmara até como escovar os dentes antes de sair às ruas para pedir votos ao eleitor. Mais do que conteúdo programático ou político, as siglas tem priorizado a higiene e a aparência como principal arma na disputa por uma cadeira na Câmara. “Como você se sentiria sendo abordado por uma pessoa com a mão suada, aquela ‘pizza’ debaixo do braço e cabelo mau cheiroso? Com certeza, o eleitor faria uma leitura negativa do candidato”, resume o consultor de marketing político Marco Iten, um dos muitos profissionais que vivem de dar aulas de postura a políticos.

A estimativa de consultores de marketing eleitoral é de que candidatos a vereador que se dedicarem exclusivamente a pedir votos, a partir do dia 7 de julho, podem chegar a ter contato com até 300 pessoas por dia. Por isso, é considerado essencial que o candidato tome alguns cuidados na hora de tratar com o público, como cuidar da aparência, usar desodorante, manter a barba feita, entre outros. Entre as dicas de “postura” ou “ética”, como o tema está sendo tratado em ciclos de palestras de preparação dos candidatos, devem ser observados algumas condutas básicas de higiene. São considerados “pecados” no contato com os eleitores roupas inadequadas ou sujas, mau hálito, barba não aparada, mãos e unhas sujas, cabelo sem corte, mãos suadas e suor marcado na roupa.

Em Rio Preto, PMDB, PDT, PTB, PV, PRP e PT estão entre as legendas que organizaram e estão promovendo ciclo de palestras com potenciais candidatos a vereador na eleição de outubro. Entre os temas, além do tratamento com o público, estão a organização das campanhas, a legislação eleitoral e a prestação de contas junto à Justiça Eleitoral. O comunicador Marilam Sales foi convidado pelo PTB, ao qual é filiado, e PDT para falar sobre a experiência que o candidato terá com o público durante os três meses de campanha. O aspecto pessoal do candidato, além de suas ideias, são importantes. “Pode até falar errado, mas deve ser educado.

Mau hálito, mão suja e fedendo suor, as pessoas vão se afastar do pré-candidato. A barba tem de estar impecável ou adequada”, afirmou Sales. “Infelizmente, tem gente que não repara, mas as pessoas estão preocupadas com esses detalhes”, disse. De acordo com o comunicador, outro problema recorrente é saber dosar o bom-humor. “Às vezes, o candidato quer ser comunicativo e engraçado, mas acabam exagerando. A melhor dica é: seja você mesmo”, afirmou Sales.

O presidente do PDT, Denilson Lugui, afirmou que a legenda vão preparar os candidatos para ter “postura”. “É importante saber como se apresentar ao eleitor ou em frente às câmeras”, disse Lugui ao admitir que a missão não é fácil. “Não sei se todos (os pré-candidatos) vão assimilar”, afirmou. O PRP chamou o psicólogo Alexandre Caprio para falar com os seus pré-candidatos a vereador, que devem estar atento sobre a imagem que possui em seu bairro ou reduto eleitoral. Para o psicólogo, a aparência física do candidato é fundamental na guerra eleitoral.

Regime

O prefeito Valdomiro Lopes (PSB), por exemplo, tem a mania de tomar banho sempre que retorna à Prefeitura para seus compromissos no período da tarde. O prefeito, que deve ser candidato à reeleição, sempre que pode também não repete as mesmas roupas, além de aparar e até tingir semanalmente, a barba que o acompanha há anos.

Atualmente, Valdomiro faz regime para disputar a eleição deste ano. Com problemas de sobrepeso, não raro Valdomiro sofre com o calor e aparece muito suado em eventos públicos. Recentemente, ele admitiu que já perdeu cinco quilos e que se prepara fisicamente para a maratona que será a campanha rumo à reeleição.

Trabalho corpo a corpo é essencial

Em julho, quando os candidatos a vereador ganharem as ruas, eles não estarão representando apenas as suas candidaturas, mas também candidatos a prefeito e vice-prefeito. Uma das regras de ouro, que é consenso entre os partidos: “não prometer o que não poderá cumprir durante o mandato”

“Imagine se cada um dos 100 candidatos a vereador cometer um erro por dia, como deixar de observar sua própria aparência. São 100 erros. Eles estarão fazendo propaganda negativa para o seu candidato a prefeito”, disse o consultor em marketing político Marco Iten. Ele lembra que o trabalho corpo a corpo dos candidatos a vereador é essencial para o desempenho do candidato majoritário. É ele que conhece o bairro e seus moradores.

Para evitar possíveis constrangimentos durante o período eleitoral, algumas siglas estão preparando seus pré-candidatos. É inadmissível, por exemplo, que um candidato a uma das cadeiras 17 cadeiras na Câmara, durante discurso em uma igreja - seja evangélica ou católica - fale palavrões ou cometa deslizes a respeito da respectiva crença.

No PMDB de Rio Preto, a ex-vice-prefeita Maureen Cury é responsável pelo curso de formação política dos pré-candidatos a vereador. Os partidos estão preparando também seus candidatos para fazer a defesa do seu candidato e, ao mesmo tempo, criticar com argumentos os prováveis adversários. “Tudo tem de ser feito com muito respeito porque esses candidatos estarão visitando as casas das pessoas”, afirmou o ex-chefe de gabinete do governo de Edinho Araújo (PMDB), Zeca Moreira.

O presidente do PV, Alceu Sestini, disse que os candidatos a vereador devem apresentar “conteúdo” na defesa das ideias da legenda. Para ele, a aparência não é tão importante. “Importa o que está dentro e não a aparência, desde que não cause escândalo (no jeito que se vestir). É preciso ter espírito público”, considera Sestini. A presidente do PSDB, Ivani Vaz de Lima, também defende que os candidatos devem ter “conteúdo” para defender a candidatura defendida pelo partido. Os tucanos devem apoiar a reeleição do prefeito Valdomiro Lopes (PSB). “Temos projeto. E os candidatos são orientados a não fazer promessas mirabolantes”, afirmou Ivani.

O presidente do Psol, Marcelo Henrique, afirmou que a legenda também vai apresentar argumentos de defesa que deverão ser apresentados ao eleitorado durante a campanha eleitoral. Uma das preocupações da sigla, como de outros partidos, é o número do quociente eleitoral, que neste ano deve ficar em cerca de 14 mil votos.

Prestação de contas

Outra preocupação dos partidos é a prestação de contas dos candidatos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que candidatos que tiveram contas rejeitadas em 2010, automaticamente, estão impedidos de disputar a eleição deste ano. Em Rio Preto, a regra atingiu os vereadores Maurin Ribeiro (PC do B) e Paulo Pauléra (PP), que tiveram suas contas rejeitadas pela Justiça Eleitoral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário