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sábado, 1 de novembro de 2008

HOMENS X PERFUMES

Fonte: participação de Alexandre Caprio em matéria publicada pelo Jornal Diário da Região (São José do Rio Preto/SP), jornalista Cecília Dionizio, em 01/11/2008
http://www.diarioweb.com.br/noticias/corpo_noticia.asp?IdCategoria=4&IdNoticia=114932 


Modernidade
Homens X Perfumes
São José do Rio Preto, 1 de novembro de 2008 
  Lézio Júnior/Editoria de Arte  

Cecília Dionizio


Até algum tempo atrás, existia um consenso de que perfume era coisa de mulher. No entanto, já está bem claro que para homens modernos, em idades precoces, isto não passa de lenda. Isto mesmo, eles gostam de perfume sim, e não é pouco não. É bem verdade que há aqueles que ainda insistem em se banhar com algumas fragrâncias de gosto suspeito, esquecendo-se que com isto diz ao mundo quem são. É isto mesmo, pois o detalhe é que no homem o perfume é mais do que apenas cheirar bem, denota muito da característica de cada um. E eles estão com tudo, e são hoje os responsáveis por elevar o bom nome de qualquer marca no mercado atual, seja famosa ou não. Quem aponta esta realidade é Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Perfumaria, que em seu último levantamento constatou que o mercado de cosméticos masculinos cresce a 10 porcento ao ano. O que comprova existir hoje, ao contrário de há dez anos, um em cada cem homens, admitindo comprar algum tipo de cosmético para tratamento diário de beleza.

Para o psicólogo comportamental Alexandre de Caprio, de Rio Preto, quando um homem escolhe um perfume, ele é movido não apenas por sua preferência, mas também pelo efeito que espera causar no meio em que vive. “Ele tenta conciliar fatores: gostar da fragrância e, ao mesmo tempo, conseguir atingir outro objetivo, como conquistar uma mulher. Pode também escolher um perfume que sua namorada ou sua mulher goste mais do que ele. O fato dele não apreciar demais o odor cria uma compensação no relacionamento e isso resulta em um fator que pesa na média final”, diz. Segundo Haydée Tajara, empresária do ramo de perfumes em Rio Preto, a nova geração masculina perdeu o preconceito de que homem não usa produtos de beleza. “O aumento do mercado de cosméticos para o público masculino demonstra que o homem está pondo de lado alguns conceitos antigos e incorporando o uso de perfumes e cosméticos ao seu modo de vida, associando inclusive a boa aparência e os cuidados com a higiene corporal como fator determinante para o sucesso profissional”, afirma.

Daí a rapidez com que as empresas brasileiras têm se antecipado para atender a essa demanda. Algumas lançando a um só tempo, perfumes de diferentes fragrâncias para alcançar este público. De acordo com a perfumista Verônica Kato, por exemplo, que atua numa empresa que fabrica cosméticos há mais de 40 anos, só este mês foram lançadas duas fragrâncias clássicas com introdução de novas notas, trazendo mais diversidade para a prateleira do homem, com base em uma pesquisa direcionada ao público. Com uma evolução concreta, graças ao auxílio da teconologia, hoje os melhores perfumes masculinos são uma combinação poderosa e bem dosada de notas de diversas essências e aromas. Frutas, madeiras, resinas, flores, ingredientes sintéticos e exóticos, tudo bem escolhido e combinado resultando numa fórmula única e, conforme o estilo de cada um, agradável ou desagradável. A perfumista Verônica explica que o uso cosmético das fragrâncias encantava aos gregos e romanos, mas os mais secos e amadeirados já datam de muito antes, do século 10, do antigo Egito.

O importante é não esquecer que fatores como clima, temperatura, estilo de vida e local também afetam a escolha de um perfume. O perfume masculino ideal para cada homem vai depender do tipo de imagem que pretende projetar. Não basta escolher dentre os diversos perfumes numa prateleira. É preciso gostar, claro, e saber o que quer deixar gravado nas pessoas. “Aprender a gostar de si mesmo, cuidar-se, presentear-se e valorizar-se, com isto o perfume se torna um complemento de uma pessoa forte que tem auto-estima e brilha por si só. E assim, com toda a certeza, a conquista tem maiores chances de sucesso. Tanto para homens, como mulheres”, finaliza o psicólogo Alexandre Caprio.

SAIBA MAIS: 

Algumas famílias olfativas e os estilos masculinos que com elas se identificam:

:: Amadeirados: Em geral, esses perfumes levam âmbar, musgo de carvalho, patcholi e notas cítricas

:: Os homens que usam fragrâncias amadeiradas chamam atenção pela autenticidade e pelo estilo, sempre muito criativo. São seguros, arrojados e corajosos, além de apreciar a classe e asofisticação

:: Orientais: Normalmente esses perfumes são compostos por especiarias, incenso e notas de baunilha

:: Os homens que apreciam as fragrâncias orientais são sedutores e misteriosos. Unem o carisma da comunicação e o gosto pelo exótico. São observadores, curiosos e cultos

:: Florais: Geralmente combinam notas de rosa, muget e lírio

:: Os usuários de fragrâncias florais são clássicos, românticos, vaidosos e detalhistas. Conhecem seu poder de sedução, mas costumam ser discretos em público e ousados somente na intimidade

:: Fragrâncias Puras: Levam bergamota, alecrim, hortelã e limão

:: Dinâmico e ativos. Assim são os homens que gostam das fragrâncias puras. Cheios de energia e versatilidade, adoram esportes e atividades ao ar livre. São também práticos e atenciosos

Fonte: Haydée Tajara, empresária do ramo de perfumes em Rio Preto

Questionário realizado com ala masculina ajuda a apontar perfil:


Eles são conservadores na escolha do perfume
:: Muito mais conservadores e tradicionais quanto ao gosto olfativo do que as mulheres. Em geral, os homens preferem notas amadeiradas frescas e especiadas, mas aos poucos isso está mudando. Um exemplo disso é o sucesso que está fazendo perfumes que têm o caminho olfativo oriental amadeirado

Optam sempre pela mesma fragrância
:: Eles são mais fiéis a manter a mesma fragrância do que as mulheres e menos abertos às experimentações

As fragrância preferidas
:: Amadeiradas, cítricas ou herbal

Combinação de fragrâncias faz sucesso
:: Brasileiros gostam mais de notas amadeiradas frescas (cítricos, aromáticos) e de especiarias, normalmente são acordes que contrastam notas amadeiradas com uma saída fresca que transmitem sensação de frescor e limpeza, e notas amadeiradas que transmitem vigor e sensualidade

Como o aroma dura mais na pele deles
:: É um engano achar que a transpiração diminui a performance do perfume na pele, pelo contrário, a umidade ajuda a liberar a fragrância, aumentando sua durabilidade

Ritual para usar o perfume
:: Os homens sempre usam perfumes após o banho. Em geral, passam o perfume na nuca, no pescoço e no peito. Para eles, o perfume é um elemento de conquista, portanto, é essencial perfumar os pontos os quais a mulher sente quando ele a abraça

Personalidade interfere na escolha do perfume
:: A escolha do perfume não está ligada à personalidade da pessoa, mas sim ao que o cheiro remete a ela, ou seja, sensação de bem-estar, elemento de conquista, jovialidade, status, liberdade e assim por diante. Deve ser uma compra “consciente”, é necessário experimentar na pele, “ficar” com o produto. O momento em que o produto será usado também influi na escolha

Faixa etária e uso de perfumes
:: Homens acima de 25 anos são os que mais usam perfume, idade em geral que já estão trabalhando e podem comprar seus cosméticos

Opções para público masculino
:: As empresas já produzem linhas específicas para o homem, com linha completa de cuidados especiais paraeles com fragrâncias amadeiradas, fortes, enfim com sitonias distintas para cada gosto

Mercado de perfumaria masculina registra aumento nos últimos anos
:: De 2006 para 2007 houve um aumento de 22% no mercado de perfumaria masculina

Fragrância mais indicada para as regiões mais quentes do País
:: Para essas cidades, são indicadas fragrâncias que tenham muito frescor na saída, seguida de notas amadeiradas encorpadas

Fonte: Verônica Kato, é perfumista e liderou a pesquisa recém-concluída por empresa brasileira de cosméticos, há mais de 40 anos no mercado
   

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